terça-feira, 4 de abril de 2023

Fafedry apresenta projeto para reduzir microfibras têxteis no mar


A Fafedry, empresa de tinturaria e acabamentos para peças de vestuário, denim e têxteis-lar, acaba de lançar as bases de um novo projecto, a que chamou CARE4Ocean – e que tem como finalidade reduzir as microfibras têxteis que vão parar aos oceanos. O projecto está ainda a dar os primeiros passos em ambiente interno, seguindo-se depois a identificação de parceiros como universidades e centros tecnológicos para levar a ideia mais longe.

Sendo a lavagem de tecidos sintéticos, uma das principais fontes de poluição dos oceanos por microplásticos, a empresa de Fafe compromete-se a fazer parte da solução ao “quantificar as microfibras têxteis retidas em processos de lavagem industrial, se possível por tipo de materiais e tipologia de produto”, refere Rui Pedro Freitas, do departamento de Marketing e Sustentabilidade da Fafedry.

"Esperamos com este projecto contribuir para a sensibilização de marcas e consumidores para esta questão”, sublinha, confirmando parte da solução: “as grandes marcas de retalho poderiam reduzir a poluição de microplásticos numa fase inicial do ciclo de vida dos produtos, submetendo-os a processos de lavagem industrial antes de os colocar à venda no mercado”, aponta. “Já fazemos essas lavagens industriais para algumas empresas, temos já equipamentos para a recolha permanente destes resíduos, queremos agora medir estas recolhas, quantificá-las e dar-lhes o devido tratamento”, conclui.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Portugal esgota quota da Raia-Curva e pesca fica proibida.

A pesca da raia-curva está proibida, após Portugal ter esgotado a sua quota de captura, anunciou a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segur...