Com o patrocínio da Câmara Municipal de Oeiras e apoio institucional do Gabinete do Secretário de Estado do Mar, o Jornal de Negócios e a Fórum Oceano associaram-se para lançar os prémios ‘Mar Sustentável’, que têm como objectivo promover e dar visibilidade à Economia do Mar.
A cerimónia, que aconteceu no Templo da Poesia – Parque dos Poetas, contou com a abertura a cargo do Vereador Pedro Patacho que, acompanhado por membros do Executivo Municipal, demonstrou uma "satisfação extraordinária” pela Câmara Municipal de Oeiras se associar a esta iniciativa. “Estamos alinhados com a vontade de promover e dar visibilidade à encomia azul, em consonância com os valores da sustentabilidade, assente no conhecimento, tecnologia e inovação, articulando a rentabilidade económica com o alto desempenho ambiental e com responsabilidade social".
“Oeiras é hoje um território pulsante de actividade económica com os seus 10km de costa do estuário do tejo e também um dos maiores ecossistemas de ciência, tecnologia e inovação em Portugal”, acrescentou, mencionando ainda as várias instituições e centros de estudo situados no Município, dando destaque para a “prestigiada” Escola Superior Náutica Infante D. Henrique que em breve verá ampliado o Centro de Controlo de Mar da DGRE. “Estamos conscientes da importância da economia azul e, em breve, será apresentado o plano 'Oeiras Mar 20-30', concebido em parceria com o Fórum Oceano.”
Também presente esteve o Almirante Henrique de Gouveia e Melo, que garantiu existir uma intenção de parceria neste “grande desafio nacional: dar mais visibilidade à economia do mar”. “A Marinha para nós não é só uma força militar, já que serve também a ciência, a segurança do mar e a capacidade de estruturarmos um espaço que normalmente é inóspito e perigoso num espaço seguro para o desenvolvimento também de actividades económicas.”
A sessão distinguiu os projectos que mais se destacaram no sector da Economia Azul, além de promover um momento de debate.
Os vencedores foram escolhidos por um grupo de júris, que integrava: Margarida Couto, António Nogueira Leite, Conceição Santos, Joana Mendonça, Luís Guerreiro, Marisa Silva, Luís Menezes Pinheiro, Miguel Miranda, José Simão, Almirante Ramalho Marreiros e ainda Almirante Fernando Melo Gomes.
No campo da ‘Ciência e Tecnologia’ foi distinguido o INESC TEC - Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência; no campo da ‘Inovação e Empreendedorismo’ foi distinguida a ‘Sun Concept’, uma empresa de construção naval especializada em embarcações electro solares e no campo da ‘Literacia do Oceano’ o prémio foi atribuído ao Observatório do Mar dos Açores. O prémio ‘Personalidade’ foi atribuído a António Sarmento, fundador da Wavec e professor universitário.
Em Portugal, a economia do mar representa 5,1% do PIB, 5% das exportações nacionais e cerca de 4% do emprego. Nos anos pré-pandemia, a economia do mar tinha um crescimento médio anual de 8,7% em valor acrescentado bruto, muito superior aos quase 2% de crescimento medio anual na economia nacional no seu conjunto.
Sem comentários:
Enviar um comentário