Com a procura de importação diminuindo, as taxas de frete caindo, a carteira de pedidos de navios porta-contentores em níveis recordes e transportadoras marítimas cancelando viagens, poderia haver a ideia de que ninguém estaria fretando mais navios.
Na verdade, o mercado de frete de navios porta-contentores está longe de morrer. As taxas de frete estão bem fora dos seus picos. Longe vão os dias em que um pequeno navio porta-contemtores poderia ganhar 188.000€ por dia durante três meses, ou um navio de médio porte poderia ganhar quase 60.000€ por dia durante cinco anos. No entanto, os negócios ainda estão sendo feitos.
“Não é como se não houvesse procura. Há uma demanda contínua. Há negócios de fretes em andamento”, afirmou George Youroukos, CEO da Global Ship Lease numa teleconferência. “As taxas de fretrs estão estabilizando acima dos níveis históricos”, disse Moritz Furhmann, CFO da MPC Containers, listada em Oslo, durante uma teleconferência também.
O índice Harpex, que mede as taxas de frete em vários tamanhos de navios, ficou em 1.059 pontos. Isso representa uma queda de 77% em relação ao pico histórico de março de 2022. Mas o ritmo de declínio diminuiu este ano e o índice estabilizou-se nas últimas semanas. O índice Harpex permanece mais do que o dobro do seu nível em fevereiro de 2019, pré-COVID. A Alphaliner informou em 21 de fevereiro: “A procura está aumentando no mercado de frete de contentores, já que a Ásia voltou ao trabalho após as tradicionais celebrações do Ano Novo Lunar. A escassez contínua de tonelagem imediata na maioria dos segmentos de tamanho é um bom presságio para as taxas de frete qie devem continuar a aumentar nas próximas semanas”.
Sem comentários:
Enviar um comentário