O primeiro combustível do mundo 100% sustentável é produzido em Portugal, mais precisamente no estuário do Sado, junto aos estaleiros navais. A Eco-Oil é a empresa produtora do Eco-Green Power que em agosto de 2022 recebeu o certificado de garantia de redução de emissões de CO2 em 99,75%.
A proporção é simples: por cada tonelada de fuel “limpo” que vai para o mercado, é menos uma tonelada de combustível fóssil que se usa.
A Eco-Oil nasceu em 2001, no escopo do tratamento de águas contaminadas, e pela mudança do estaleiro de reparação naval da Lisnave, de Lisboa para Setúbal. Por se tratarem de resíduos muito perigosos, o processo é totalmente automatizado, e a estrutura é, por isso, reduzida.
Nas instalações recebem e tratam as águas com hidrocarbonetos, provenientes dos navios que vão reparar e que não podem ter no seu interior resíduos inflamáveis ou explosivos. Dessa matéria, 85% é água e 15 % são hidrocarbonetos.
A água, depois de tratada, é devolvida ao mar e não perturba o meio ambiente, onde existe uma comunidade de golfinhos do Sado, que aqui vem em busca do choco para se alimentarem.
Sem comentários:
Enviar um comentário