O Comodoro Cortes Lopes da Marinha Portuguesa terminou esta semana o comando da Força Naval da União Europeia – Operação ATALANTA, a bordo da fragata espanhola “Santa Maria”, no porto de Souda Bay, na Grécia, tendo entregue o comando tático ao capitão de mar-e-guerra Ibáñez Martín, da Armada Espanhola.
A cerimónia de entrega de comando foi presidida pelo Comandante da Operação, Vice-almirante José Nunez e contou com a presença do Chefe do Estado-Maior do Comando Conjunto para as Operações Militares, Vice-almirante Nobre de Sousa, assim como outras entidades de Espanha, Grécia, Estados Unidos da América e da NATO.
Nos últimos dois meses e meio o Comodoro Cortes Lopes foi responsável pelo comando táctico de todos os meios atribuídos à operação, que se estende do Golfo de Áden ao Oceano Índico.
Ao longo de 6 meses o comando da operação foi assegurado pela Marinha Portuguesa.
No total o Estado-Maior da Força Naval da Operação ATALANTA contou com dez militares, nomeadamente cinco da Marinha Portuguesa, dois da Marinha Espanhola, um da Marinha Italiana e um militar da Guarda Costeira do Djibouti.
A operação ATALANTA iniciada em 2008 pela União Europeia como resposta aos ataques de pirataria ao largo da costa da Somália, prossegue com um novo mandato até 2024 e irá estender-se à área do Mar Vermelho.
Sem comentários:
Enviar um comentário