quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

Maersk atinge recorde anual de ganhos e receitas


Num ano em que vimos a Maersk cair do topo do ranking das maiores empresas de transporte de contentores do mundo, a transportadora de contentores dinamarquesa alcançou fortes resultados com aumentos em ganhos e receitas. Em particular, a Maersk totalizou mais de 81,5 bilhões de dólares em receita total em 2022, em comparação com 48,2 bilhões de dólares em 2021. A empresa com sede em Copenhaga também registrou lucro total antes de juros e impostos (EBIT) de 30,8 bilhões de dólares, em comparação com os 19,6 bilhões em 2021, enquanto o lucro total antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA) em 2022 atingiu 36,8 bilhões, perante os 24 bilhões no ano anterior.

No sector marítimo, a empresa apresentou o melhor resultado já registrado devido aos altos fretes e forte procura, principalmente no primeiro semestre do ano, aumentando a receita marítima em 33%. Além disso, no sector de logística e serviços, a Maersk viu a receita crescer 47%, com uma contribuição orgânica de 21%. "O crescimento orgânico da receita veio principalmente dos 200 principais clientes, pois o negócio continua a desenvolver soluções integradas para atender às necessidades da cadeia de suprimentos de ponta a ponta", observou a empresa no seu comunicado. O crescimento também foi particularmente forte em armazéns, onde mais que dobrou para 7,1 milhões de m² com a aquisição da LF Logistics sozinha adicionando 198 armazéns traduzindo-se em 3,1 milhões de m². Por outro lado, o lucro antes de juros e impostos (EBIT) no negócio de terminais da empresa caiu 341 milhões de dólares devido ao desinvestimento da Global Ports Investments (GPI) na Rússia para 832 milhões. Para os números de 2023, a Maersk vê EBITDA subjacente de 8-11 bilhões, EBIT subjacente de 2-5 bilhões e fluxo de caixa livre de pelo menos 2 bilhões. "2022 foi notável em mais de um aspecto. Enquanto registramos o melhor resultado financeiro da história da empresa, também levamos as parcerias com nossos clientes a um novo nível, apoiando as suas cadeias de ponta a ponta durante tempos altamente disruptivos, " comentou Vincent Clerc, CEO da A.P. Moller - Maersk.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Trump venceu. Qual o cenário no Shipping?

  Donald Trump conseguiu o que muitos diriam que era difícil: Tornar-se no 47º Presidente dos EUA. Já tínhamos escrito um artigo sobre os po...