O Índice Mundial de Contentores (IMC) da Drewry anexou a marca psicológica de 2.000 dolano lado negativo pela primeira vez desde julho de 2020, após o primeiro conjunto de cotações relatadas após o Ano Novo Chinês.
Deve-se notar, porém, que cotações semelhantes também foram vistas no IMC no início de 2015. Então, tecnicamente, as taxas estão actualmente num nível pré-pandémico. As taxas Europa-EUA caíram 4% na semana, atingindo 6.000 dólares bem abaixo dos níveis observados em 2022. Após cerca de cinco semanas, todas as rotas comerciais relataram uma perda semanal nas taxas. As taxas Xangai-Génova estão agora num nível idêntico ao de dezembro de 2019, mesmo que as taxas China-Europa e China-EUA continuem ampliando as suas perdas.
No ano passado como as taxas de carga fraccionada estavam subindo gradualmente, não apenas em virtude da procura de carga fraccionada, mas também devido a grandes interrupções na cadeia de abastecimento na frente de contentores, uma parte da carga global de contentores foi reservada em navios fraccionados. No entanto, as interrupções no fornecimento de compensação e o espaço a bordo dos porta-contentores gradualmente também afectaram as taxas de carga fraccionada.
Sem comentários:
Enviar um comentário