(Boyan Slat): Sou o fundador e diretor executivo da The Ocean Cleanup, uma organização sem fins lucrativos com sede em Roterdão, na Holanda, que visa remover a poluição plástica dos oceanos. A minha equipa e eu fazemos isso de duas maneiras principais: arrastando redes em áreas onde o plástico se acumula, como a Grande Mancha de Lixo do Pacífico, uma colecção de detritos no Oceano Pacífico Norte; e interceptando os resíduos nos rios antes que cheguem ao mar. Queremos reduzir a poluição plástica nos oceanos em 90% até 2040.
Esta foto foi tirada na Guatemala, perto da foz do rio Motagua, a jusante da Cidade da Guatemala e de um enorme aterro sanitário. Todos os anos, cerca de 20.000 toneladas de plástico fluem rio abaixo para o mar do Caribe. Em meados de 2022, colocamos uma cerca anti-avalanche de oito metros de altura no rio para reter o plástico. Logo depois, fortes chuvas arrastaram cerca de um milhão de kgs de lixo rio abaixo em 20 minutos, fazendo com que as fundações da nossa cerca desabassem. Na foto, estou avaliando as consequências desse evento. Agora estamos projectando uma versão melhorada da barreira, que esperamos que esteja instalada antes da próxima estação chuvosa.
Há muito que não entendemos sobre a poluição plástica nos oceanos. Quando começamos, sabíamos da Grande Mancha de Lixo do Pacífico, mas não sabíamos o tamanho dela ou a quantidade de plástico que chega aos oceanos todos os anos. O plástico pode levar décadas para se decompor – na mancha de lixo do Pacífico, grande parte do lixo é da década de 1990 e até encontramos itens da década de 1960. A Ocean Cleanup tem mais de 100 funcionários, incluindo cientistas. Tentamos ser um refúgio para investigadores que querem fazer pesquisa aplicada e fazer a diferença. Até agora, removemos cerca de dois milhões de quilos de lixo dos rios e do oceano, incluindo cerca de 200.000 quilos da mancha de lixo do Pacífico. Isso é apenas uma pequena quantidade – cerca de 0,2% do que estimamos está no lixo. Mas esperamos aumentar drasticamente a quantidade de plástico removido.
Sem comentários:
Enviar um comentário