A informação surgiu durante o encerramento da primeira edição da NEXUS International Conference: Transição Digital e Verde nos Portos Marítimos, que encerrou ontem.
O evento contou com vários especialistas do sector portuário e também nas áreas da sustentabilidade e inovação tecnológica. Instituições académicas como como a Universidade de Évora, o Politécnico de Setúbal, a Universidade de Coimbra, a Universidade de Aveiro estiveram presentes, tudo sobre a alçada da APS - Administraçáo do Porto de Sines.
Foi através do Presidente do Conselho de Administração da APS, José Luís Cacho, que o Porto de Sines está em profundo crescimento, entre 11 a 12% e que o Terminal XXI irá ter o seu melhor ano de sempre.
Os números já indicavam que o Terminal XXI iria chegar a um nível elevado este ano, superando o seu melhor de ano de 2021, onde atingiu 1,8 milhões de TEU, e após dois anos em que houve similar nível de movimentação ( 1,6 em 2022 e 1,665 em 2023). O terminal já tinha atingido 1 milhão de TEU nos primeiros seis meses do ano, 1,3 milhões de TEU em agosto e atingido em setembro os 1,5 milhões de TEU.
Ao que tudo indica, a fasquia seria atingir os 2 milhões de TEU, sendo que o número final deverá ficar abaixo desse valor. O Terminal XXI, teve um dos maiores crescimentos dentro do Top 15 Europeu, consolidando o 14º lugar. com um crescimento homólogo de 14,8%, o 4° melhor do ano, só atrás dos portos de Barcelona (9°) , Haropa ( 12°) e Valência (5°).
Sem comentários:
Enviar um comentário