sábado, 14 de dezembro de 2024

Centro de engenharia oceânica vai nascer no Porto: InescTec.Ocean


Está a nascer na cidade do Porto o primeiro centro de excelência em engenharia oceânica do país, que terá um investimento que ronda os 30 milhões de euros. Chama-se InescTec.Ocean e, como se adivinha pelo nome, trata-se de um consórcio liderado pelo Inesc Tec – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência. 

Este novo centro de excelência destina-se a impulsionar as tecnologias de sectores emergentes do mar, como as energias renováveis offshore, e o dinheiro que o financia foi obtido no concurso Teaming for Excellence, do Horizonte Europa, programa de financiamento da investigação da União Europeia até 2027.

A colaboração com parceiros nacionais, como a Fórum Oceano, o Cluster do Mar Português e a APDL, e internacionais, como o norueguês SINTEF.OCEAN, será determinante. O SINTEF.OCEAN, um dos principais centros de investigação marítima da Noruega, assume o papel de mentor na constituição do centro português, trazendo experiência e know-how para a estruturação de programas científicos e tecnológicos.

Entre as metas do INESCTEC.OCEAN, destacam-se o fortalecimento da cooperação entre academia, indústria, investidores e associações empresariais, a promoção de inovações tecnológicas e a transferência de conhecimento para responder às necessidades de mercado. Este esforço incluirá a formação avançada de recursos humanos, com o financiamento de bolsas de doutoramento em áreas como estruturas marinhas, robótica, energia oceânica e dados marinhos. A ligação à indústria será reforçada por meio de programas de afiliação, demonstrações tecnológicas, projetos-piloto e o apoio à criação de startups focadas em engenharia oceânica.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Governo argentino dissolve Administração Portuária e despede 79% dos trabalhadores

O governo da Argentina liderado por Javier Milei decidiu dissolver a Administração Geral dos Portos da Argentina e demitir 79% dos seus trab...