A nova Rede Ibero-Americana de Pesca Artesanal, que representará mais de 20 milhões de pescadores foi criada no passado dia 11 de Maio.
Nesse dia, foi feita a assinatura dos protocolos desta rede, na Casa da Ibero-América, em Cádiz, com a presença de representantes de vários países e diferentes autoridades políticas, como as secretárias de Estado das Pescas Alicia Villauriz, de Espanha, e Teresa Coelho, de Portugal.
"Esta iniciativa pioneira, liderada pela Organização de Produtores de Pescadores de Conil (OPP72) e em colaboração com WWF Espanha e Soldecocos, foi criada para se tornar um palestrante da pesca artesanal em fóruns internacionais e para enfrentar os muitos desafios que o sector tem para alcançar ambiental e socialmente pesca sustentável", diz a Quarpesca – Associação dos Armadores de Pesca de Quarteira, que é membro, em comunicado.
Mais de 24 organizações de pesca artesanal da Ibero-América "uniram-se com o objectivo de fortalecer as suas capacidades institucionais, como um ‘laboratório’ para a troca de experiências e soluções para os desafios que unem todas essas comunidades: a crise climática, a perda de biodiversidade e a crise eco social", acrescenta.
A Rede Ibero-Americana "também trabalhará nas políticas de género e tornará este sector visível para os jovens, a fim de garantir a mudança geracional", conclui.
Sem comentários:
Enviar um comentário