quarta-feira, 31 de dezembro de 2014
Estaleiros de Viana recebem encomenda para dois navios patrulha
O ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, anunciou a construção de dois novos navios patrulha oceânica (NPO), no âmbito da nova Lei de Programação Militar.
O governante afirmou que a Lei de Programação, que não era revista desde 2006, "já recebeu aval positivo do Conselho Superior de Defesa Nacional" e adiantou que "até final do ano irá apresentar o documento na Assembleia da República".
"A nova lei permite fazer e ter as condições financeiras para enquadrar o reequipamento das Forças Armadas, no caso que importa, para a Marinha Portuguesa", disse à margem da assinatura do primeiro contrato de construção naval celebrado pela West Sea desde que o grupo assumiu, em maio, a subconcessão dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC).
O governante manifestou esperança, "porque a isso obrigam as regras da concorrência", que Viana do Castelo "tenha as condições para pode ser ela a fazer estas construções".
Os Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), empresa pública actualmente em fase de extinção, construíram dois NPO para a Marinha Portuguesa num investimento de cerca de 100 milhões de euros.
Em causa está o NRP (Navio da República Portuguesa) Figueira da Foz, o segundo Navio de Patrulha Oceânica da classe "Viana do Castelo" construído naqueles estaleiros, de uma encomenda inicial de oito que foi assumida em 2004 pelo Ministério da Defesa - entretanto revogada pelo actual Governo - para substituir a frota de corvetas, com 40 anos de serviço.
Com o encerramento dos ENVC os Projectos dos dois navios passaram para a tutela do ministério tutelado por Aguiar-Branco.
O NRP "Viana do Castelo" foi entregue pelos ENVC em 2011, e o segundo navio "Figueira da Foz" em dezembro de 2013.
O contrato assinado nos estaleiros, entretanto subconcessionados à West Sea, prevê a construção de um navio-hotel para a Douro Azul, num investimento de 12 milhões de euros, para o grupo Douro Azul.
O novo barco-hotel Viking Osfrid vai reforçar a frota da Douro Azul e irá operar, a partir da primavera de 2016 no rio Douro, para a empresa norte-americana Viking River Cruises.
Fonte: Cargo
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Trump: Proposta de Gaza "arrefece" regresso ao Mar Vermelho.
A recente partilha do Presidente eleito dos EUA, Donald Trump, sobre assumir a gestão de Gaza e transformar a região numa nova "Riviera...
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgladgkxGUxk4bGZVbFbpbx2Rzml_bBa4ay4GP0BwYI1r-BVB4w8QCy54x1v5dX5vDfRjfRXZ-tfBqdHjnNtIoiXjPP0cicaqq-cjxIs-3Ebwqgym49AzrmfgFHVU5I9WafB40sAd_JE3clbuMGej3rDKUY4VY7nb9QJ8927ZF_yIvc7Ugfo3Ep0L38bZ8U/w415-h232/1000135518.jpg)
-
O Porto de Sines é sem qualquer tipo de dúvida, o maior ponto de referência portuário de Portugal. Há quem pense que falta uma última fase d...
-
O Porto de Sines, mais concretamente no seu segmento contentorizado ( Terminal XXI ), teve um dos maiores crescimentos dentro do Top 15 Euro...
-
O secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Espírito Santo, afirmou ontem que o Governo definiu cinco prioridades para o sector marítim...
Sem comentários:
Enviar um comentário