O
OpenROV é um veículo de exploração subaquática open-source que
pode mergulhar até profundidades de 100 metros, fazendo streaming em
directo
Não,
não é só o James Cameron que tem direito a explorar as profundezas
do oceano. De facto, e a julgar pela proposta do OpenROV, esta poderá
vir a tornar-se uma possibilidade ao alcance de muitas pessoas. E no
que consiste essa proposta? Essencialmente, o OpenROV é um veículo
de exploração submarina open source que pode ser construído em
espaços tão banais como uma simples cozinha.Por outras palavras, o OpenROV é um pequeno drone que se permite ser controlado remotamente através de um computador, deixando qualquer curioso explorar as paisagens subaquáticas que nos rodeiam. "Até agora, apenas uns poucos selectos eram capazes de explorar o oceano", refere David Lang, co-fundador da OpenROV, a empresa responsável pelo projecto. "O que queremos fazer é dar a todos esse acesso e partilhar o que descobrirem, criando uma espécie de Wikipédia para exploração dos oceanos".
O OpenROV pode ser fabricado com componentes disponíveis em qualquer loja de produtos electrónicos, mas a empresa envia aos interessados um kit com a maioria das componentes necessárias para a sua montagem. O OpenROV pode descer até profundidades de 100 metros e faz streaming directo de vídeo para o computador onde estiver a ser controlado.
Dada a sua natureza open-source, este projecto está sujeito a diversas alterações e modificações, as quais podem ser disponibilizadas num fórum que a empresa criou para todos os seus utilizadores. "Chamem-lhe um brinquedo, ou uma ferramenta séria de investigação", refere um dos co-fundadores do projecto. "O OpenROV é capaz e é divertido de construir".
Fonte: Ionline / *telemoveis.com
O
Sem comentários:
Enviar um comentário