terça-feira, 23 de abril de 2024

Porto de Sines integra exercício de Cibersegurança em Singapura.

Sines foi um dos portos convidados pelo MPA – Maritimeand Port Authority of Singapore a participar num exercícioque congregou ainda os portos de Hamburgo, TangerMed, Los Angeles e Seattle.

Enquadrado na promoção internacional da Agenda NEXUS, o Porto de Sines participou, pela segunda vez, na Singapore Maritime Week, o mais importante certame na área da inovação tecnológica focado no shipping, queteve lugar entre os dias 15 e 19 de abril, em Singapura.

A participação deste ano veio consolidar os contactos encetados na edição de 2023 com o MPA, que culminaram com a participação do Porto de Sines num Cybersecurity Table-Top Exercise (CyTx), cujo principal objectivo é o de, através da simulação de um cenário real, promover o awareness das autoridades portuárias para asameaças do cibercrime, debatendo e encontrando asmedidas mitigadoras eficazes, promovendo a partilha deinformação entre os portos no âmbito da PACC-Net – Port Authorities CIO Cybersecurity Network.

Tendo em conta as crescentes ameaças ao ecossistemamarítimo global, esta iniciativa reforça a necessidade deuma resposta coletiva, fomentando a estreita colaboração entre as autoridades portuárias, quer ao nível do intelligence e análise de cenários, promovendo acções preditivas e a cyber-resiliência, quer no que respeita apartilha de informação e know-how na resposta a ataques,no sentido de evitar disrupções nas cadeias logísticas internacionais.

De realçar que o Porto de Sines integra a PACC-Net, a par dos portos de Roterdão, Singapura, Antuerpia, LongBeach, Seattle, Tanger Med, entre outros.

Sem comentários:

Enviar um comentário

As apostas dos maiores armadores: MSC para gás e Maersk para metanol

  A entrada em serviço do "Ane Maersk", com capacidade para 16.592 teus, no dia 6 de fevereiro, será recordada como um dia históri...