terça-feira, 23 de abril de 2024

SG da IMO apela à libertação imediata do MSC Aries

O Secretário-Geral da IMO apela à libertação imediata do porta-contentores MSC Aries.

O Secretário-Geral da International Maritime Organization, Arsenio Dominguez, apelou no arranque de mais uma sessão do Comité Legal desta agência das Nações Unidas, à libertação imediata do navio MSC Aries e da sua tripulação, capturado no passado dia 13 de abril em águas internacionais.

Portugal apresentou também uma declaração condenando a captura do navio e exigindo a sua libertação e da respectiva tripulação. Esta declaração teve o apoio de um largo número de Estados presentes no Comité.

De forma mais global, Arsenio Rodriguez abordou as preocupações prementes que continuam a afectar a comunidade marítima. A segurança e o bem-estar dos marítimos continuam a ser alvo de particular destaque, especialmente tendo em conta os desafios actuais evidenciados pelos recentes acontecimentos angustiantes num contexto geopolítico particularmente preocupante.

O Secretário-Geral da IMO aproveitou a oportunidade para reiterar também o apelo à libertação imediata de todos os marítimos que tenham sido sequestrados ou apreendidos, em especial a tripulação do navio Galaxy Leader, que continua sequestrada desde novembro de 2023.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Porto de Sines estreita relacionamento com portos mexicanos.

No dia 29 de abril, o Porto de Sines recebeu uma comitiva mexicana liderada pela Embaixada do México em Lisboa, e constituída por representa...