quinta-feira, 18 de abril de 2024

NASA indica zonas de Portugal mais afectadas pela subida do nível do mar até 2100

Quer se acredite ou não nas alterações climáticas, é inegável os sinais que vão surgindo com alguma regularidade no que concerne à temperatura e ao comportamento do clima em si. Os períodos de picos de calor em si, são cada vez mais frequentes e outro dado que alterou é relativo ao nível do mar. 

Em Portugal, actualmente, a média está nos 2,8 milímetros por ano, o dobro do registado em 1993. No entanto, há zonas em Portugal onde haverá subidas maiores, o que acabará por fazer desaparecer muitas das nossas praias.

A norte-americana NASA tem um portal exclusivo para registar e fazer a previsão da elevação do nível do mar. Principalmente, quais são os locais no nosso país mais afectados por esta subida das águas.

A NASA identificou quatro pontos bem definidos em Portugal, nomeadamente Lagos, Cascais, Sines e Leixões.

Destes pontos mencionados, é no Litoral Alentejano que é considerado um maior risco "aparente" de submersão, de acordo com os dados indicados. O modelo de previsão indica que até 2030, o nível subirá 11 centímetros, subindo para 17 centímetros até 2040. Até ao final de 2100, a previsão atingirá os 75 centímetros, atingindo mais de um metro até 2140.   

Nos outros pontos mencionados,  Lagos, são esperados 70 centímetros de subida em 2100, o mesmo cenário registado para Cascais. Por último Leixões, que deverá registar um aumento de 63 centímetros até ao final do século.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Houthis atacam outro navio operado pelo MSC.

Os rebeldes houthis do Iémen confirmaram que atacaram outro navio porta-contentores ligado à MSC - Mediterranean Shipping Company, desta fei...