terça-feira, 26 de março de 2024

Tomás Fernandes e Teresa Bonvalot vencem Allianz Figueira Pro


Tomás Fernandes e Teresa Bonvalot venceram o Allianz Figueira Pro, a etapa inaugural da Liga MEO Surf 2024, que decorreu este fim de semana na praia do Cabedelo, na Figueira da Foz. Tal como nos dois primeiros dias de competição, as boas ondas que se fizeram sentir na praia do Cabedelo proporcionaram aos surfistas todas as condições para apresentarem um surf de excelência.

Na final masculina, Tomás Fernandes superou Tiago Stock, jovem surfista de apenas 18 anos que até este ano ainda não tinha marcado chegado sequer aos quartos de final da Liga MEO Surf. O atleta de Carcavelos mostrou-se a um bom nível, com ondas de 6.90 e 4.90 pontos, pontuações que, ainda assim, foram insuficientes para derrotar o adversário. Tomás Fernandes abriu a final com uma onda a valer 7.00 pontos, agarrando desde logo a liderança e, após a prestação do jovem surfista, fechou as contas do Allianz Figueira Pro com a melhor onda da bateria, com 7.35 pontos, fechando o dia com 14.35 pontos contra os 11.80 de Tiago Stock.

Após a prova, o vice-campeão nacional de 2019 não escondeu a satisfação pelo triunfo no arranque da Liga MEO Surf. "Estou super contente por ganhar, sobretudo por já terem passado uns anos. Sinto que tive uma boa prestação ao longo do campeonato todo. Já tinha feito umas meias-finais aqui na Figueira. Estiverem boas ondas durante o campeonato, por isso, fico muito contente por ganhar aqui. O Tiago Stock é um miúdo com um grande potencial, parabéns a ele pelo campeonato que fez. Agora quero chegar ao Porto e disputar o campeonato, e acima de tudo, mostrar o meu surf desde que me sinta feliz", disse, em declarações citadas pela Associação Nacional de Surfistas (ANS).

Já na final feminina, foi a olímpica Teresa Bonvalot quem sobressaiu. A ex-campeã nacional foi construindo o seu score de forma progressiva, depois de Gabriela Dinis ter liderado a primeira troca de ondas entre as duas surfistas. A vencedora da prova na última edição até começou bem, mas viu Teresa Bonvalot a ganhar confiança e a construir o seu score de forma progressiva até ao final, melhorando cada vez mais. No final, a atual vice-campeã nacional somou 11.85 pontos contra os 13.10 pontos de Teresa Bonvalot.

"Tenho muito boas memórias aqui da Figueira da Foz. Gostei muito de vir cá e, normalmente, apanhamos altas ondas. Uma vez mais, a Figueira deu-nos o melhor de si. Consegui surfar bem nas ondas que apanhei, mas foi um heat meio estranho e confuso em que nos enrolámos numa onda. Tentei fazer o melhor surf e depois, mais perto do final, consegui apanhar a melhor onda da bateria o que acabou por fazer a diferença. Saio daqui com um boost de confiança para as etapas que aí vêm", sublinhou, em declarações igualmente citadas pela ANS.

Com os resultados de hoje, Tomás Fernandes e Teresa Bonvalot vão vestir a licra amarela na próxima etapa da Liga MEO Surf e saem na frente da liderança da Allianz Triple Crown, troféu especial no conjunto das etapas da Figueira da Foz, Ericeira e Ribeira Grande.

Sem comentários:

Enviar um comentário

"The Ocean Cleanup": Tirou mais de 9 mil toneladas de plástico de rios e oceanos.

Numa realidade em que existe o despejo anual de milhões de toneladas de plástico nos mares em todo o mundo, a limpeza é por certo, de algo f...