quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Go Foodies junta ciência e gastronomia para promover o mar português


Há ciência por trás daquilo que comemos. Sabemos que é assim, mas será que conhecemos realmente os produtos que aparecem nos nossos pratos? Go Foodies é um projecto que Nuno Nobre, consultor na área da gastronomia, acaba de lançar e que pretende precisamente aproximar a ciência e a gastronomia.
O arranque aconteceu no passado dia 18, em Ponta Delgada, Açores, e envolveu chefs, cientistas e as protagonistas principais: as algas. O jantar 5 Algas, 5 Cientistas, 5 Pratos, no restaurante Jardim do Azoris Royal Garden Leisure & Conference Hotel, serviu de pretexto para mostrar o potencial gastronómico das algas, que foram trabalhadas por Nuno Nobre, o chef Pedro Oliveira, da Escola de Formação Turística e Hoteleira de Ponta Delgada e Michael Ross, chef do Azoris.

Numa parceria com a Associação de Promoção dos Produtos de Aquicultura e Pescas dos Açores (APPAQUA), o Go Foodies desafiou os cinco cientistas especialistas em algas – Ana Neto, da Universidade dos Açores, Isabel Sousa Pinto da Universidade do Porto, Leonel Pereira da Universidade de Coimbra, Ricardo Melo da Universidade de Lisboa e Rui Santos da Universidade de Faro – que se deslocaram a Ponta Delgada para um encontro em que discutiram projectos de produção de algas nos Açores, a explicarem durante o jantar as características e o potencial de cada alga. Para completar a experiência, na manhã do dia seguinte houve uma saída para o terreno para observar e apanhar algas.

Este é o modelo de evento que o Go Foodies pretende implementar a partir de agora, com outros jantares já previstos para 2018 nos Açores (para explorar, por exemplo, a relação das lapas com as pedras a que se agarram ou para trabalhar peixes menos valorizados) e com a internacionalização. A ideia, explica Nuno Nobre, é levar produtos ligados ao mar português – as algas são um exemplo, os ouriços-do-mar, outro, mas há o peixe, o marisco, etc. – a outros países, sempre com a componente científica associada.

Em Janeiro, coincidindo com o festival gastronómico Madrid Fusión, o Go Foodies vai levar o ouriço-do-mar até Madrid para três jantares, ligando este produto, que pretende valorizar, à Ericeira e ao Festival do Ouriço-do-Mar, que ali se realiza e que é também uma iniciativa de Nuno Nobre.

Segue-se, em Abril, outra iniciativa em Espanha, desta vez em Barcelona, no âmbito da feira Alimentaria 2018 e com a colaboração do chef Roberto Sihuay, do restaurante Ceviche 103. Os planos de Nuno Nobre incluem ainda jantares com produtos do mar português na Noruega (em Alesund, com o chef Tiago Lopes), em Moçambique, e em Londres, no restaurante Lima, do chefperuano Virgílio Martinez. 

Fonte: Público

Sem comentários:

Enviar um comentário

António Nabo Martins nomeado Embaixador da Aliança ODS Portugal

No âmbito das celebrações do 10.º aniversário da Aliança ODS Portugal, António Nabo Martins, Presidente Executivo da Associação dos Transitá...