Cientistas chineses revelaram o "LangYa", um modelo de inteligência artificial de última geração projectado para previsão global do oceano em alta resolução, marcando um avanço significativo na previsão de eventos climáticos extremos e desastres relacionados ao oceano, afirmaram os especialistas.
Desenvolvido por uma equipa de pesquisa do Instituto de Oceanologia da Academia Chinesa de Ciências, com sede em Qingdao, província de Shandong, o LangYa integra algoritmos avançados de IA com conhecimento oceanográfico especializado.
O nome do modelo, "LangYa", é derivado de Cihai, a enciclopédia da língua chinesa. Representa um tesouro precioso caracterizado por textura fina, clareza cristalina e qualidades semelhantes a jade, simbolizando o valor e a precisão excepcionais do modelo.
"O LangYa, actualmente na sua versão 1.0, fornece previsões de curto a médio prazo altamente precisas de variáveis globais do estado do oceano, incluindo temperatura, salinidade e correntes oceânicas, por períodos que variam de um a sete dias. Isso aumenta significativamente a precisão e a confiabilidade das previsões globais do oceano", afirmou Wang Fan, Director do instituto.
"A série LangYa de modelos em larga escala continuará a evoluir em aplicações. A próxima versão 2.0 incorporará previsões para fenómenos marinhos, como tufões, precipitação, ondas oceânicas e gelo marinho, aumentando ainda mais a sua capacidade de prever eventos e desastres oceânicos complexos", afirmou Wang.
Esse avanço fornecerá um suporte mais forte para a segurança ambiental marinha, adaptação às mudanças climáticas globais, desenvolvimento de recursos oceânicos e prevenção e mitigação de desastres, acrescentou.
O LangYa foi revelado durante o Fórum LangYa de Grandes Modelos de IA Oceânica de 2024, realizado em Qingdao. O evento reuniu mais de 100 especialistas de mais de 30 institutos de pesquisa, universidades e empresas por toda a China. Os participantes envolveram-se em discussões aprofundadas sobre o desenvolvimento e a aplicação de modelos oceânicos de larga escala.
Sem comentários:
Enviar um comentário