Após um 2024 em que as grandes mudanças nas rotas globais tiraram o foco sobre outras questões, a verdade é que essas questões não deixaram de estar em cima da mesa.
Em 2025, irá ser introduzido os regulamentos do Fuel EU e o aprimorar do ETS, o Sistema de Comércio de Emissões da União Europeia (ETS). Estes regulamentos ( uns novos, outros não), terão impactos significativos nas operações na indústria do shipping e, consequentemente, nos serviços que os armadores prestam aos clientes.
Em relação ao Fuel EU, é uma parte do pacote FitFor55 para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa em 55% até 2030. Este regulamento determina uma redução de 2% da intensidade de GEE aplicada a todos os navios que fazem escala nos portos europeus e irá gradualmente aumentar até uma redução de 80% até 2050.
Este Regulamento da UE exige que as companhias marítimas façam a transição para combustíveis renováveis e de baixo carbono, que adoptem tecnologias de eficiência energética e garantam a conformidade através de monitoramento e relatórios, gerando mudanças operacionais e custos significativos para cumprir limites de emissão de GEE mais rigorosos a partir de 2025.
Em relação ao ETS - Sistema de Comércio de Emissões da UE, terá partir de 1 de janeiro de 2025, o início da sua segunda fase, que incluirá um aumento da cobertura das emissões de 40% para 70%, aumentando finalmente para 100% em 2026. Houve tentativas infrutíferas de travar este regulamento, que segue o caminho desenhado para o efeito.
Sem comentários:
Enviar um comentário