O maior iceberg do mundo voltou a movimentar-se após passar meses preso num vórtice, segundo a rede britânica BBC. Denominado de A23a, possui 3.800 km², mais que o dobro do tamanho de Londres, e uma espessura de 400 metros.
Desprendeu-se da Antártica em 1986, mas ficou encalhado próximo à costa. Devido à sua profundidade, a base do iceberg ficou presa no fundo do Mar de Weddell, no Oceano Antártico, onde permaneceu imóvel por mais de 30 anos.
Em 2020, começou a se deslocar para o norte, mas, desde a primavera deste ano, ficou girando no mesmo ponto ao ser capturado por um vórtice de água próximo às Ilhas Órcades do Sul. O BAS - British Antarctic Survey informou que o iceberg agora avança em direção ao norte.
O oceanógrafo do BAS, Andrew Meijers, comentou: "É empolgante observar o A23a retomando o seu movimento após longos períodos de inactividade. Estamos curiosos para saber se ele seguirá uma rota semelhante à de outros grandes icebergs que se desprenderam da Antártica."
Segundo a BBC, acredita-se que o A23a deixará o Oceano Antártico e entrará no Oceano Atlântico, onde encontrará águas mais quentes e provavelmente irá partir-se em icebergs mais pequenos, derretendo.
Meijers e o BAS examinam o impacto dos icebergs nos ecossistemas locais depois deste tipo de passagens.
Sem comentários:
Enviar um comentário