O Porto de Setúbal e a empresa RWE Offshore Wind assinaram uma carta de apoio que marca o primeiro passo para que a infra-estrutura portuária setubalense possa tornar-se um centro logístico para a energia eólica offshore flutuante.
As duas entidades vão agora trabalhar em conjunto para explorar o potencial do porto para este se tornar “num importante centro industrial para a triagem, montagem e instalação de componentes-chave para projectos de energia eólica offshore flutuante de grande envergadura”, como explica uma nota de imprensa.
A cooperação, que vai também “tirar partido dos conhecimentos e experiência partilhados”, espera fazer com que Portugal fique bem posicionado a nível mundial por ter a oportunidade de tirar partido de todo o potencial do sector eólico offshore flutuante e até expandir-se além-fronteiras para explorar “oportunidades de sinergias”. O presidente da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS) explica que o posicionamento da infra-estrutura de Setúbal dá vantagem para a exploração deste tipo de energia.
“Estamos orgulhosos de que a RWE, uma das principais empresas mundiais em energia eólica offshore, nos apoie no nosso desenvolvimento para nos tornarmos um centro logístico para a energia eólica offshore flutuante. O nosso porto é adequado para a triagem, montagem e instalação dos principais componentes, como subestruturas flutuantes e sistemas de amarração. Estamos bem posicionados para atender às futuras necessidades da crescente indústria de energia eólica flutuante”.
Sem comentários:
Enviar um comentário