terça-feira, 9 de julho de 2024

Shipping: Problemas do comércio global aumentam à medida que os custos aumentam.


Os efeitos das restrições ao shipping no Mar Vermelho e no Canal do Panamá estão a ser sentidos em todo o mundo. 

O comércio global está sob imensa pressão, os custos do frete estão a aumentar e a poluição ambiental está a aumentar. A importância da rota marítima do Mar Vermelho para o comércio global é enorme. Mas há mais de seis meses que oa rebeldes Houthis do Iémen têm atacado navios na região devido às ligações dos seus proprietários ou operadores com Israel. 

Os ataques ocorrem no momento em que Israel executa a sua guerra contra o grupo militante Hamas em Gaza, após o massacre de cidadãos israelitas em 7 de Outubro do ano passado. Em 20 de Junho, por exemplo, os Houthis, que dizem estar a lutar pela causa palestiniana, afundaram um navio de carvão com um ataque de drone. Em resposta aos ataques Houthi, navios militares dos EUA e do Reino Unido têm repetidamente visado posições de milícias no Iémen nos últimos meses. Além disso, navios de guerra de duas coligações internacionais operam na região para garantir o tráfego marítimo ao longo da costa do Iémen. A Marinha Alemã, por exemplo, faz parte da missão naval ASPIDES da UE.

O comércio global tem estado sob imensa pressão desde o início da guerra entre Israel e o Hamas, em Outubro. O conflito derivado no Mar Vermelho significou custos de frete mais elevados e maiores despesas com seguros de mercadorias comerciais. Os armadores são confrontados com prémios de seguro mais elevados, uma vez que o risco de perda de um navio aumentou dramaticamente, sobretudo no Mar Vermelho. Além disso, as medidas para evitar o Canal de Suez por razões de segurança e, em vez disso, navegar ao redor do Cabo da Boa Esperança aumentaram muito os tempos de viagem e levaram a um consumo de combustível significativamente maior. 

O Drewry World Container Index, que monitoriza o mercado de transporte de mercadorias, informou que, só na terceira semana de Junho, os preços de transporte de um contentor padrão de 40 pés aumentaram 7% – um aumento surpreendente de 233% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ataques no Mar Vermelho tornam transporte marítimo mais poluído.

As emissões de carbono do sector do shipping aumentaram em 23 milhões de toneladas no 1° semestre deste ano, reflectindo um crescimento de 6...