sexta-feira, 21 de junho de 2024

Frota global passa os 30M TEU pela 1ª vez.


Os dados indicados pela consultora Alphaliner,  ( reconhecida internacionalmente na área do shipping), indica que a frota global dos porta-contentores atingiu 30 milhões de TEU pela primeira vez na história, tendo os estaleiros localizados na Ásia dado um contributo de enorme impacto com o volume recorde das novas construções.

A cadência do crescimento da frota contentorizada tem sido impressionante. Para termos noção, em matéria de números, levou-se cerca de 50 anos para atingir a marca dos 5 milhões de TEU em 2001. Nos tempos presentes, o salto de 20 milhões de TEU para 30 milhões de TEU foi alcançado em apenas sete anos. 

Os dados da BIMCO ( A maior organização mundial de associação directa para armadores, afretadores, correctores de navios e agentes), indicam que 478 navios porta-contentores com capacidade de 3,1 milhões de TEU estão programados para entrega este ano, batendo o recorde de 2023 em 41%. 

A capacidade da frota de contentores deverá crescer 10% em 2024. Espera-se que a subida dos slots de 30 para 35 milhões seja muito rápida, à medida que os pedidos de navios continuam a chegar aos estaleiros asiáticos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Lisnave manifesta interesse na renovação da concessão junto do Estado

A Lisnave já manifestou junto do Governo o interesse na renovação do actual contrato de concessã e prevê um plano de investimentos de 400 mi...