quarta-feira, 10 de janeiro de 2024

Ministério do Mar seguiu protocolos após queda de contentores com plástico


O Ministério da Economia e do Mar revelou que “seguiu os protocolos” após a queda de contentores com plástico, em águas nacionais, de contentores, que deram à costa em Espanha, havendo indicação do navio de que não transportava “material perigoso”.

Fonte do ministério da Economia e Mar, a propósito da carga que caiu ao mar a 80 quilómetros de Viana do Castelo, à Lusa mencionou que: “Foram seguidos todos os protocolos de atuação, com mecanismos de alerta automáticos. Avisámos do incidente, não do conteúdo dos contentores, até porque o barco avisou que não transportava material perigoso”.

Segundo informações divulgadas pelo governo espanhol, o armador do barco que perdeu contentores em águas portuguesas disse que caíram ao mar mais de mil sacos com cerca de 26,2 toneladas de bolas com cerca de cinco milímetros de diâmetro, usadas para fabricar plásticos e que estão a dar à costa no Norte de Espanha.

O Ministério da Economia e Mar revelou que o “incidente aconteceu pelas 04h43 de dia 08 de dezembro e que, pelas 05h00, o barco informou o Centro de Controlo do Mar, pedindo que avisasse as embarcações nas proximidades para os contentores à deriva”, dando indicações de que “a carga não era perigosa”.

“As autoridades portuguesas comunicaram ao CMAR, da DGRM - Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, que por sua vez submeteu a informação na plataforma da ENSA, a agência de segurança marítima europeia”, indicou o ministério. A Comissão Europeia considerou hoje uma ameaça para o ambiente e a pesca as 25 toneladas de minúsculas bolas de plástico que caíram ao mar nas águas portuguesas e estão a dar à costa no norte de Espanha.

“As 25 toneladas de ‘pellets’ de plástico que se espalharam na costa galega ameaçam o ambiente marinho e atividades económicas como a pesca. Estamos desejosos por discutir como podemos ajudar melhor”, afirmou o Comissário Ruropeu para o Ambiente, Oceanos e Pesca, Virginijus Sinkevicius, numa publicação na rede social X (antigo Twitter).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Lidl entrega 30 mil euros a projetos de protecção dos Oceanos

Os projectos LIFE SeaBIL, OCEAN4FUEL e MESMERISING, focados na protecção dos oceanos e dos ecossistemas aquáticos, foram os três projectos v...