domingo, 17 de dezembro de 2023

Qual a importância do Mar Vermelho no Shipping ?

 


O Mar Vermelho e o Canal de Suez desempenham papéis cruciais no cenário geopolítico e económico, sendo elementos fundamentais para o comércio global. Essas vias de navegação possuem uma importância estratégica incontestável, ligando as diferentes regiões e facilitando o transporte marítimo de mercadorias em escala mundial.

O Mar Vermelho serve como uma das principais rotas de comércio internacional, ligando o Mediterrâneo ao Oceano Índico. O Canal de Suez, por sua vez, é um elo essencial nesta cadeia, proporcionando uma passagem curta e eficiente entre o Mar Vermelho e o Mar Mediterrâneo. Esta ligação diminui significativamente as rotas de navegação, poupando tempo e recursos para as transportadoras marítimas.

As principais transportadoras marítimas, como a MSC, CMA CGM, Hapag-Lloyd e Maersk, que agora suspenderam as suas operações, devido ao ataque dos houthis do Iémen, sabem bem a importância estratégica do Mar Vermelho e do Canal de Suez nas suas operações globais. O prolongar desta situação, pode agravar um contexto já difícil no shipping, tendo em conta a falta de estabilidade global, e outros problemas como a seca do Canal do Panamá, a aplicação da Taxa EU ETS (Que até pode agravar ainda mais, caso os porta-contentores tenham de contornar o Cabo da Boa Esperança através do Sul de África para chegar à Europa).

De certa forma, temos um bloqueio da ligação entre Ásia-Europa, com todos os custos, obstáculos que isso providencia ao sector. Estes problemas não são recentes, nomeadamente as questões geopolíticas, de segurança marítima e a necessidade contínua de investimentos em infraestrutura para garantir operações seguras e eficientes.

Os rebeldes houthis (Que são apoiados pelo Irão), andam a despoletar estes ataques perigosos e violentos tendo em conta a situação de Israel em relação ao Hamas, embora não haja provas de que os navios atingidos fossem para Israel, tendo em conta que alguns vão para portos europeus ao invés de israelitas.

O panorama actual não é fácil na região, desde o dia 7 de outubro, quando houve o ataque contra Israel (Embora todos saibam que a tensão entre ambas as partes Israel - Hamas já vem bem detrás), bem como o Irão e os EUA, que continuam igualmente em tensão e conflitos diplomáticos há largos anos, sem que haja mudanças ou entendimentos.

É mais um conflito que causa problemas na cadeia de abastecimentos global, e iremos ver o desenrolar da situação, quando se aproxima 2024, que tem tudo para ser dos mais difíceis nos últimos anos no que concerne ao transporte marítimo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

SE das Infraestruturas marca presença na Porto Maritime Week

O Secretário de Estado das Infraestruturas, Nuno Espírito Santo, vai presidir à sessão de abertura da Porto Maritime Week, no próximo dia 23...