sexta-feira, 8 de dezembro de 2023

Porto de Sines volta a perder carga no 3° Trimestre.


No Sector Portuário, de acordo com os dados do INE - Instituto Nacional de Estatística, indicou que os portos nacionais movimentaram aproximadamente 21 milhões de toneladas no 3° Trimestre, uma queda abrupta de 5,6% que no mesmo período de 2022.

Sines reforçou o agravamento negativo no que concerne nas perdas neste 3° Trimestre, tendo recuado 4,3% (-2,6% no segundo trimestre) para 10,7 milhões de toneladas. 

Continua o cenário de agravamento na captura de cargas para Sines, fazendo com que o panorama fique mais negro, ainda antes de entrar em vigor, no próximo dia 1 de Janeiro, da EU ETS, taxa de carbono que tem de ser paga pelos armadores em relação às escalas dos navios, que não foi adianta, apesar das várias tentativas. No sector contentorizado promete ser difícil, em virtude de haver opções menos onerosas no que concerne ao transhipment.

O ano 2024 promete ser um ano complicado de gerir, com vários obstáculos num porto que tem sido referência nos últimos anos.


Sem comentários:

Enviar um comentário

“Descarbonização do Transporte Marítimo" no próximo dia 20.

O evento “Descarbonização do Transporte Marítimo” é no próximo dia 20 de Novembro, pelas 9h30, e terá lugar no Pavilhão do Conhecimento em L...