terça-feira, 26 de dezembro de 2023

Portinho de Vila Praia de Âncora requalificado entre 2026 - 2030

 

De acordo com a Agência Lusa, a requalificação do portinho de pesca de Vila Praia de Âncora passa pela construção de um anteporto que deve estar concluído entre 2026 e 2030 e custar pelo menos 15 milhões de euros.

“Esperamos lançar o concurso para a obra no fim de 2024. Dois anos será sempre o prazo mínimo para a obra, pelo que, se correr tudo bem, poderá estar concluído em 2026 ou, se correr muito mal, em 2029/2030”, indicou a secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho.

A proposta encontrada para melhorar a segurança da navegação no acesso ao porto de pesca “não ficará abaixo dos 15 milhões de euros” e terá de ser candidatada a financiamento, explicou José Simão, da DGRM - Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos.

Por agora, vai ser preparada uma candidatura para o financiamento do EIA - Estudo de Impacto Ambiental, através do Mar 2030, acrescentou o responsável, explicando que os próximos nove meses serão dedicados à parte burocrática, nomeadamente à elaboração do EIA. “Antes do fim de 2024 não estaremos em condições de ter o projecto de execução concluído, de ter a totalidade do montante da obra apurado e de estar a preparar a candidatura para financiamento”, observou José Simão.

A solução escolhida vai ficar “na vizinhança imediata do porto existente”, com a construção de um anteporto “que funciona como zona de transição entre o mar aberto e o atual porto”, descreveu Trigo Teixeira, autor do estudo e professor do Instituto Superior Técnico. No atual molhe Norte vai ser feita “uma abertura para criar uma nova boca de acesso ao porto”.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Lisnave manifesta interesse na renovação da concessão junto do Estado

A Lisnave já manifestou junto do Governo o interesse na renovação do actual contrato de concessã e prevê um plano de investimentos de 400 mi...