sexta-feira, 15 de dezembro de 2023

Porta-Contentores da Maersk quase atingido por míssil disparado do Iémen


Um navio porta-contentores com bandeira de Hong Kong operando para a Maersk  supostamente sofreu um acidente com um míssil disparado do Iémen ao meio-dia de ontem, 14 de dezembro. 

As Operações Comerciais do Reino Unido (UKMTO) estão citando um relatório de um navio não identificado que avistou uma explosão a aproximadamente 50 metros fora do seu bairro portuário na área do Estreito de Bab el-Mandeb. O navio está sendo identificado como Maersk Gibraltar, um porta-contentores construído em 2016 de propriedade da Seaspan e operando sob frete para a Maersk. 

A companhia marítima confirmou à publicação dinamarquesa Shipping Watch que um dos seus navios esteve envolvido num incidente informando que a tripulação e o navio saíram ilesos e que a viagem continuava. O navio tem 119.000 dwt e capacidade de 10.100 TEU. Os seus dados AIS indicam que partiu de Salalah, Omã, em 12 de dezembro e deve chegar a 16 de dezembro, em Jeddah, na Arábia Saudita.

O UKMTO mencionou também relatos de que o navio também foi contactado por entidades que afirmavam ser a “Marinha do Iémen”. O porta-contentores teria recebido ordem de mudar de rumo em direção ao Iémen. Tal como aconteceu com o incidente de ontem, quando dois mísseis foram disparados contra outro navio-tanque, o navio continuou em curso e não houve mais interacção com os atacantes. No incidente de ontem, uma lancha também foi usada para se aproximar do petroleiro, mas o pequeno barco recuou quando os seguranças a bordo do petroleiro dispararam tiros de advertência.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sismo de magnitude 3.3 registado a sul de Sines.

O IPMA registou na noite de sexta-feira um sismo de magnitude 3.3 a cerca de quatro quilómetros a sul de Sines. O abalo aconteceu pelas 23:3...