sábado, 16 de dezembro de 2023

MSC e CMA CGM também vão suspender a passagem pelo Mar Vermelho


Outros dois gigantes da navegação, a MSC - Mediterranean Shipping Company e a CMA CGM, afirmaram que estão suspendendo a passagem através de um estreito do Mar Vermelho, vital para o comércio global, após os ataques rebeldes iemenitas na área.

O anúncio da gigante ítalo-suíça MSC e da francesa CMA CGM segue-se a uma decisão semelhante tomada por outras duas grandes companhias marítimas do mundo, Maersk e Hapag-Lloyd, em resposta a um aviso dos rebeldes Houthi apoiados pelo Irão.

Os Houthis, que controlam grande parte do Iémen, disseram que tinham como alvo, os navios para pressionar Israel durante a sua guerra com o Hamas na Faixa de Gaza.

As novas declarações vieram depois que um míssil balístico disparado por Houthis ter atingido o porta-contentores MSC Palatium III, no Mar Vermelho, perto do estratégico Estreito de Bab el-Mandeb, após outro ataque poucas horas antes que atingiu o porta-contentores ao serviço da Maersk, o Al Jasrah, chamas, afirmaram as autoridades.

Os dois ataques com mísseis intensificaram esta campanha marítima dos Houthis apoiados pelo Irão.

Os ataques colocam em perigo os navios que viajam através de um corredor vital para o transporte de carga e energia tanto para a Europa como para a Ásia, desde o Canal de Suez até ao Oceano Índico.

Os Houthis dizem que os seus ataques visam pôr fim à guerra de Israel com o grupo terrorista Hamas. No entanto, as ligações aos navios alvo dos ataques rebeldes tornaram-se mais ténues à medida que os ataques continuam.

“As forças armadas iemenitas confirmam que continuarão a impedir que todos os navios com destino a portos israelitas naveguem no Mar Vermelho, até que tragam os alimentos e medicamentos de que os nossos fiéis irmãos na Faixa de Gaza precisam”, disse o porta-voz militar Houthi, o Brigadeiro-General Yahya Saree, num comunicado, reivindicando a responsabilidade pelos ataques perpetrados. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

SE das Infraestruturas marca presença na Porto Maritime Week

O Secretário de Estado das Infraestruturas, Nuno Espírito Santo, vai presidir à sessão de abertura da Porto Maritime Week, no próximo dia 23...