quinta-feira, 21 de dezembro de 2023

Concorrente do Porto de Sines cresce mais 1 milhão TEUS/Ano.

 


Um dos grandes rivais do Porto de Sines no que concerne à questão do Transhipment, é o Porto de Tanger Med, que agora possui mais um milhão de TEUs de capacidade, que estava previsto no plano da segunda fase do terminal concessionado à APM Terminals. A próxima fase irá acrescer mais um milhão de TEUs quando estiver concluída, algures em meados de 2025.

O resultado desta expansão, acrescentou 400 metros de cais, mais 18 hectares de parque, naquele que se torna a cada passo, um dos projectos mais reforçados da APM Terminals que pertence ao grupo dinamarquês Maersk.

Para além de alargamento de cais, o terminal irá receber mais 4 novos pórticos da classe Super-Post-Panamax (STS), com alcance de 82 metros, aproximadamente 26 fiadas de contentores, (logo dos maiores porta-contentores do mundo), e pode ser controlada em ambiente controlado remoto.

No alargamento do parque, foram adicionados 14 RTG’s de parque automáticos sobre carris, com funcionamento elcétrico, e 11 shuttles automáticos, com funcionamento híbrido.

No que concerne à expansão de capacidade, Tanger Med está na dianteira em relação a Valência e Sines. Valência só agora viu desbloqueada a situação da expansão do Terminal Norte, e Sines atrasou-se em relação à expansão programa no que concerne à capacidade de contentores. Tanger Med conta com uma plataforma industrial para 1.100 empresas que representam um volume anual de negócios de exportação em 2020 de 8.000 milhões €, o que demonstra um forte hinterland e capacidade de captação de negócios.

Devido à aplicação da licenças de carbono ( EU ETS ), há um receio fundamentado de fuga de carga de Sines para Tanger Med.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Prazo de concessões portuárias aumenta de 30 para 75 anos

O prazo máximo das concessões portuárias vai aumentar de 30 para 75 anos, anunciou ontem, o secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo E...