segunda-feira, 25 de dezembro de 2023

Cientistas têm uma “conversa” de 20 minutos com uma baleia jubarte chamada Twain

Num encontro sem precedentes, uma equipa de investigação iniciou com sucesso uma “conversa” com uma baleia jubarte chamada Twain. 

A equipa, conhecida como Whale-SETI, vem realizando pesquisas sobre sistemas de comunicação das baleias jubarte, com o objectivo de desenvolver filtros de inteligência para a busca por vida extraterrestre. Cientistas do Instituto SETI, da Universidade da Califórnia Davis e da Alaska Whale Foundation fizeram esse avanço surpreendente no campo da inteligência não humana.

Usando um chamado de “contacto” gravado da baleia-jubarte, reproduzido no mar através de um alto-falante subaquático, os cientistas ficaram surpresos quando Twain se aproximou e circulou o seu barco, respondendo de maneira coloquial ao “sinal de saudação” da baleia. Ao longo da troca de 20 minutos, Twain combinou consistentemente as variações de intervalo entre cada chamada de reprodução. Os detalhes deste encontro extraordinário podem ser encontrados na edição recente da revista Peer J, intitulada “Reprodução Bioacústica Interactiva como Ferramenta para Detectar e Explorar Inteligência Não Humana: ‘Conversando’ com uma Baleia Jubarte do Alasca”.

A autora principal, Dra. Brenda McCowan da U.C. Davis explicou o significado desta conversa sobre baleias, afirmando: 

"Acreditamos que esta é a primeira troca comunicativa entre humanos e baleias jubarte na ‘linguagem’ jubarte”. Fred Sharpe, do Alaska Whale Foundation, enfatiza ainda mais a inteligência das baleias jubarte, destacando as suas habilidades de se envolver em sistemas sociais complexos, criar ferramentas como redes feitas de bolhas para capturar peixes e se comunicar extensivamente por meio de canções e chamadas sociais.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Lisnave manifesta interesse na renovação da concessão junto do Estado

A Lisnave já manifestou junto do Governo o interesse na renovação do actual contrato de concessã e prevê um plano de investimentos de 400 mi...