sábado, 16 de dezembro de 2023

Canal do Panamá reverte cortes nos trânsitos diários e ajusta reservas.


 

A Autoridade do Canal do Panamá está a adiar algumas das reduções programadas nos trânsitos diários que planeava implementar a partir do próximo mês devido a ligeiras melhorias nos níveis de água do reservatório e, ao mesmo tempo, ajustando ainda mais o seu sistema de reservas. As mudanças são boas notícias para a indústria do shipping, que desvia cada vez mais navios, à medida que o conflito no Mar Vermelho ameaça bloquear uma rota alternativa crítica.

As alterações anunciadas irão restaurar duas slots que foram removidos dos trânsitos diários para um total a partir de janeiro de 2024 de 24 trânsitos diários. O Canal do Panamá está actualmente restrito a 22 trânsitos divididos, sendo seis nas eclusas Neopanamax e 16 nas eclusas Panamax. O plano previa que o número de vagas fosse reduzido para 20 em janeiro e reduzido ainda mais para 18 em fevereiro. A Autoridade do Canal do Panamá destaca que o anúncio permite um aumento de seis slots diários acima do mínimo projectado que estava programado para entrar em vigor em cerca de seis semanas. Acrescenta 30% à mínima diária anunciada anteriormente, a partir de fevereiro.

As chuvas de Novembro foram menos adversas do que o previsto pelos meteorologistas e a Autoridade do Canal do Panamá destaca os resultados positivos das suas medidas de poupança de água.  Implementaram etapas que vão desde a reciclagem da água até o bloqueio curto para diminuir a quantidade de água perdida em cada trânsito.

No entanto, continuam a sublinhar que Outubro de 2023 foi o Outubro mais seco alguma vez registado no Panamá. Com base nisso, os meteorologistas projectaram um potencial agravamento da situação da água no Lago Gatún em Novembro e Dezembro. À medida que 2023 chega ao fim, este ainda será o segundo ano mais seco registrado na história da bacia hidrográfica do Canal do Panamá.

A decisão de reverter as novas restrições previstas é também uma questão comercial para o canal, que está a registar um declínio nas receitas. As companhias de navegação criticaram os longos atrasos dos navios sem reservas ou o custo exorbitante das vagas nos leilões diários.

A espera diminuiu, com a média geral dos últimos 30 dias caindo para 5,4 dias no sentido norte e 7,9 dias no sentido sul para todos os tipos de navios que chegam sem reserva. São apenas 23 navios sem reservas aguardando até 15 de dezembro e outros 41 com vagas reservadas já na fila. A autoridade tem incentivado mais empresas a reservar vagas para facilitar a espera.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sismo de magnitude 3.3 registado a sul de Sines.

O IPMA registou na noite de sexta-feira um sismo de magnitude 3.3 a cerca de quatro quilómetros a sul de Sines. O abalo aconteceu pelas 23:3...