sábado, 2 de dezembro de 2023

Aprovada 1ª Área Marinha Protegida de Portugal Continental no Sec.XXI

O Conselho de Ministros aprovou a proposta para a classificação do Parque Natural Marinho do Recife do Algarve - Pedra do Valado, que tinha sido apresentada pela Fundação Oceano Azul e pelo Centro de Ciências do Mar da Universidade do Algarve (CCMAR).

Esta área marinha que se estende por 156 quilómetros quadrados, possuí um dos maiores recifes rochosos costeiros de Portugal o que faz dela uma das zonas mais ricas em termos de biodiversidade a nível nacional.

A proposta para a criação desta área marinha protegida foi apresentada ao Governo em 2021, pela Fundação Oceano Azul e pelo Centro de Ciências do Mar da Universidade do Algarve (CCMAR).

Esta Área Marinha Protegida de Interesse Comunitário (AMPIC) contou com o envolvimento dos municípios de Albufeira, Lagoa e Silves, além de associações de pescadores locais, indústria hoteleira, empresas marítimo-turísticas e organizações não governamentais.

“Resulta de um processo participativo que envolveu cerca de 80 entidades, sem precedentes no país, tendo também registado resultados históricos na consulta pública prévia a este Ato de Classificação: uma forte, abrangente e heterogénea participação, com mais de 150 comentários e 86 documentos submetidos”, segundo a Fundação Oceano Azul.

O interesse na criação desta Área Marinha Protegida foi reconhecido a 28 de Julho de 2021, e por unanimidade, no Parlamento português, através de uma Resolução da Assembleia da República.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Navio com bandeira portuguesa transporta explosivos para Israel, confirmou o MNE

Parte da carga de um navio com bandeira portuguesa destina-se a uma fábrica de armamento em Israel. A informação foi confirmada esta quinta-...