quarta-feira, 27 de dezembro de 2023

Outro ataque a Porta-Contentores no Mar Vermelho.


A MSC Mediterranean Shipping Company confirmou que um dos seus navios porta-contentores foi atacado ontem enquanto transitava pelo sul do Mar Vermelho. 

Uma declaração do grupo confirmou alegações anteriores feitas pelos rebeldes Houthi do Iémen de que eles haviam atacado o MSC United VIII de 8.204 teus (construído em 2006) aproximadamente às 12h25h.

A MSC disse que o navio notificou um navio de guerra da força de coligação sobre o ataque e que se envolveu em “manobras evasivas”. 

O navio com bandeira da Libéria estava a caminho do porto King Abdullah, na Arábia Saudita, para Karachi, no Paquistão. 

“Actualmente, toda a tripulação está segura, sem ferimentos reportados e uma avaliação minuciosa da embarcação está sendo efectuada”, diz o comunicado, acrescentando que a prioridade da empresa “continua a proteger a vida e a segurança dos nossos marítimos, e até que a sua segurança possa ser garantida , a MSC continuará a redirecionar os navios reservados para o trânsito de Suez através do Cabo da Boa Esperança”. 

Num comunicado, o porta-voz Houthi, Yahya Saree, disse: “As forças navais das Forças Armadas do Iémen realizaram uma operação de direccionamento contra um navio comercial, ‘MSC United’, com mísseis navais apropriados”. “A operação de selecção do navio ocorreu depois que a tripulação recusou, pela terceira vez, chamadas das forças navais, bem como repetidas mensagens de alerta de fogo”, acrescentou o comunicado Houthi. 

Num ataque anterior, a 80 milhas náuticas de Hodeidah, no Iémen, um veículo aéreo não tripulado aproximou-se de um navio comercial e de um navio de guerra nas proximidades, afirmou a Ambrey Analytics. 

O navio de guerra disparou dois mísseis em resposta. O primeiro errou, mas o segundo atingiu com sucesso o UAV, disse Ambrey. O MSC é um dos vários grandes armadores que afirmaram no início deste mês que suspenderiam o trânsito na região.

Foto: Vessel Finder.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Lisnave manifesta interesse na renovação da concessão junto do Estado

A Lisnave já manifestou junto do Governo o interesse na renovação do actual contrato de concessã e prevê um plano de investimentos de 400 mi...