quarta-feira, 1 de novembro de 2023

Start-up portuguesa cria plataforma global para acelerar preservação dos oceanos


A SeaTheFuture é a considera como a primeira solução global de "crowdsaving" para a preservação dos oceanos, criada com a missão fazer ligar todas as iniciativas em todo o mundo à sociedade civil, entidades e empresas, incentivando para a concretização financeira, com transparência e capacidade de rasteio dos valores angariados.

A SeaTheFuture é derivado do Oceanário de Lisboa e surge do conceito de que o momento actual é o tempo de agir e com o propósito de impulsionar acções concretas por parte da sociedade civil capazes de reverter a tendência actual e contribuir para um oceano mais saudável, desafiando o paradigma tradicional da conservação ambiental.

Propõe um modelo inovador, com eficiência, transparência e simplicidade através de uma plataforma online, onde pessoas, entidades e empresas podem apoiar e viabilizar financeiramente projectos de conservação.

A start-up assume também o desafio de capacitar indivíduos, organizações e empresas a apoiarem campanhas e iniciativas específicas por ecossistemas mais saudáveis, através de doações ou aquisição de produtos sustentáveis, que assegurem o cumprimento desta missão.

Preenchendo uma lacuna na área da conservação, habitualmente formada por ONG, fundações e academia, a SeaTheFuture assume que é uma empresa com fins lucrativos, apostada em construir e a consolidar a comunidade como movimento de apoio ao oceano.

Assunção Loureiro, diretora-geral da SeaTheFuture, assinala que "a ambição do projeto é ser o maior movimento e fonte de financiamento de conservação do oceano de particulares e iniciativa privada, ligando dois extremos até agora desconectados: os entusiastas do oceano e aqueles que no terreno tudo fazem pelas espécies e ecossistemas ameaçados, muitas vezes sob condições extremas e enfrentando enormes desafios, incluindo financeiros".

Ao alavancar a tecnologia, a colaboração, a transparência e a partilha de conhecimento, "acreditamos que este movimento pode inspirar ações em cadeia, fomentar a inovação e impulsionar resultados tangíveis na conservação do oceano", acrescenta.

Representando uma inovação no modelo de doações, a plataforma promove o rastreio de todos os fundos angariados até ao seu destino final, garantindo a sua canalização para o propósito inicial e, assim, contribuindo para o reforço da confiança dos utilizadores e para a otimização dos recursos gerados.

Ao aproximar cidadãos, empresas e o mundo corporativo do nosso maior aliado na luta contra as alterações climáticas e a perda de biodiversidade marinha, este movimento tem como principal objetivo gerar um impacto transformador na conservação e, acima de tudo, acelerar o impacto num momento de emergência global.

Sem comentários:

Enviar um comentário

“Descarbonização do Transporte Marítimo" no próximo dia 20.

O evento “Descarbonização do Transporte Marítimo” é no próximo dia 20 de Novembro, pelas 9h30, e terá lugar no Pavilhão do Conhecimento em L...