quinta-feira, 9 de novembro de 2023

MSC é o maior proprietário de navios porta-contentores mais velhos.

 


A MSC controla quase 25% de todos os navios porta-contentores com 20 anos ou mais, de acordo com o analista Alphaliner.

No seu relatório semanal, a Alphaliner destacou que 20% da capacidade da frota de porta-contentores, ou pouco menos de 3 milhões TEU de capacidade, tinha agora 20 anos ou mais. Existem cerca de 1.200 navios porta-contentores com 20 anos ou mais.

O maior proprietário, de longe, desta tonelagem mais antiga é a MSC, controlando cerca de 25% desta frota identificada. O armador ítalo-suiço conta com 212 navios, com capacidade de 718 mil teus e com 20 anos ou mais. Grande parte desta capacidade foi adquirida na onda de compras de segunda mão pela empresa, desde Agosto de 2020, de 330 navios, dos quais 145 têm 20 anos ou mais. O proprietário seguinte com tonelagem mais antiga é a Maersk, com apenas 48 navios, seguida pela Evergreen, com 36 unidades.

Com o transporte de contentores a enfrentar um grave excesso de capacidade devido a níveis recorde de entregas em novas construções, esta frota mais antiga pareceria pronta para reciclagem, no entanto, este pode não ser o caso. Até agora, neste ano, apenas 70 navios mais antigos, totalizando 140.000 TEU de capacidade, foram enviados para a desmontagem.

“No entanto, muitos navios permanecem em boas condições técnicas ou perfeitamente aptos para determinados tráfegos onde há muito pouca - ou nenhuma substituição - a caminho. Isto é especialmente verdadeiro nos tamanhos menores”, comentou Alphaliner.

“Como resultado, muitos navios nesta faixa etária provavelmente continuarão a operar nos próximos anos, independentemente dos ventos contrários do mercado ou de regulamentações ambientais mais rigorosas.”

O relatório observou que muito poucos dos navios com 20 anos ou mais foram adaptados para descarbonização e menos de 100 foram equipados com depuradores.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sismo de magnitude 3.3 registado a sul de Sines.

O IPMA registou na noite de sexta-feira um sismo de magnitude 3.3 a cerca de quatro quilómetros a sul de Sines. O abalo aconteceu pelas 23:3...