No período do último pico das taxas de frete, durante 2021 e 2022, existiu um elevado número de críticas, de que, a elevada rentabilidade dos armadores, seria provavelmente, um dos principais motivos para o agravamento da inflação.
A Sea Intelligence explicou que: “No seu pico, as taxas de frete eram um pouco mais de 200% mais altas do que no período comparativo de 2019. Para as companhias marítimas, os seus lucros combinados em 2021 e 2022 foram superiores a 400 mil milhões de dólares”, afirmaram na sua última actualização. "No entanto, quando colocamos estes lucros no contexto do valor das mercadorias transportadas, os lucros das transportadoras são relativamente e extremamente pequenos. O mesmo é verdade mesmo quando comparado apenas com categorias de mercadorias que são transportadas principalmente em contentores; eles são em grande parte inconsequentes."
A taxa média global de inflação nos preços ao consumidor em 2021 foi de 4,7%, de acordo com o FMI, aumentando quatro pontos percentuais para 8,7% em 2022. “Quando comparamos a inflação global com os lucros das transportadoras como parcela do valor das mercadorias globais comércio, podemos calcular o efeito inflacionário causado pelos lucros das transportadoras.
Em termos mais simples, o aumento nos lucros das transportadoras de um ano para o outro pode ser visto como a inflação adicional resultante naquele ano.
Sem comentários:
Enviar um comentário