O Porto de Lisboa recebe na Gare Marítima de Alcântara a 18ª edição do GreenPort Congress & Cruise, entre hoje e sexta-feira, integrado nas comemorações dos seus 136 anos. Este evento internacional, dedicado ao tema “Equilibrar os desafios ambientais com as exigências económicas”, reúne toda a comunidade portuária e marítima europeia em Portugal.
O primeiro dia do congresso contou com a presença do Ministro das Infraestruturas, João Galamba, na Sessão de Boas Vindas, e com a participação de Isabel Moura Ramos, Administradora do Porto de Lisboa, no painel “Climate Change: Energy efficiency, GHG emissions reduction & adaptation”. No segundo dia, o Chefe de Divisão Logística do Porto de Lisboa, Tiago Fernandes, integra o painel sobre o crescimento da Economia Azul, com o tema “Porto de Lisbon – HUB2BLUE”.
O GreenPort Congress & Cruise é um ponto de encontro para a partilha sobre as mais recentes práticas sustentáveis, de forma a auxiliar portos, comunidades e terminais portuários a reduzir as suas pegadas de carbono e a tornarem-se mais sustentáveis.
Durante os três dias de congresso, os participantes vão debater temas como as Mudanças Climáticas, o Green Bunkering e Offshore Renewables, a Eficiência Energética, a Gestão de Resíduos e a Economia Circular, os Portos Neutros em Carbono, o Crescimento Azul, a Digitalização e Inovação e o Desenvolvimento da Infraestrutura, abrangendo o segmento da carga e cruzeiros.
Para o Presidente do Conselho de Administração do Porto de Lisboa, Carlos Correia, “a presença do GreenPort Congress & Cruise 2023 em Lisboa é uma oportunidade única de reflectir e discutir sobre o novo papel do portos na transição energética e digital, olhando à agenda emergente da sustentabilidade e às praticas e experiências europeias nesta matéria, tendo em vista o ecossistema portuário de Lisboa, mais verde, digitalizado e descarbonizado”.
Sem comentários:
Enviar um comentário