O gigante dinamarquês Maersk assinou o seu primeiro projecto de conversão de metanol para duplo combustível com o construtor naval chinês Zhoushan Xinya Shipbuilding Co.
O importante acordo, assinado durante uma cerimónia especial realizada em 18 de outubro de 2023, significa o início do primeiro projecto mundial de conversão de metanol para duplo combustível em navios porta-contentores. A conversão estratégica de navios para operar com metanol é actualmente um ponto focal na busca incansável da indústria naval para reduzir a sua pegada de carbono. A procura por "retrofits" também apresenta um enorme potencial de mercado para a indústria de reparação naval.
A Maersk anunciou os planos de modernização para um navio porta-contentores existente em junho deste ano. Conforme divulgado, a conversão para uma propulsão bicombustível de metanol está prevista para 2024 e a Maersk está planeando expandir o projecto de modernização numa série de navios irmãos quando for realizar uma vistoria especial em 2027. Para este fim, a Maersk contratou a alemã MAN Energy Solutions (MAN ES) para modernizar o motor.
Nos termos do acordo com a MAN ES, um total de 11 embarcações equipadas com motores principais MAN B&W 8G95ME-C9.5 serão modernizadas para tipos MAN B&W 8G95ME-LGIM10.5 de combustível duplo, capazes de operar com óleo combustível/metanol. A Zhoushan Xinya Shipbuilding revelou que ganhou o contrato para implementar o primeiro retrofit de metanol paraporta-contentores do mundo para o Grupo Maersk no final de setembro.
Sem comentários:
Enviar um comentário