terça-feira, 17 de outubro de 2023

Inditex adere a ECO Delivery Ocean da Maersk,


A empresa espanhola de vestuário Inditex, empresa-mãe de marcas de moda como Zara e Massimo Dutti, uniu forças com a dinamarquesa Maersk num esforço para reduzir as suas emissões globais de gases com efeito de estufa (GEE) provenientes do transporte marítimo, comprometendo-se a utilizar combustíveis alternativos de baixo carbono.

A Maersk introduziu o seu programa ECO Delivery Ocean em 2019 como parte do seu compromisso de acelerar a descarbonização da indústria marítima. O programa oferece aos clientes opções de transporte marítimo de baixo carbono, substituindo os combustíveis fósseis convencionais nos navios por combustíveis verdes, como o metanol verde ou o biodiesel de segunda geração derivado de matérias-primas residuais. Espera-se que esta transição alcance uma redução das emissões de GEE superior a 80% em comparação com as fontes convencionais.

Os clientes que utilizam a opção ECO Delivery Ocean recebem certificados verificados externamente que confirmam a correspondente poupança de gases com efeito de estufa, e estes transportes estarão isentos da EU ETS. 

A parceria visa incorporar combustíveis alternativos em todas as rotas de entrada da Inditex com a Maersk. Através desta colaboração, a Inditex torna-se uma das primeiras empresas a alocar 100% da sua carga marítima ao produto ECO Delivery da Maersk, de acordo com Emilio de la Cruz, Director Geral da Área Sudoeste da Europa da Maersk. “Conhecemos a Inditex desde há muito tempo como um parceiro e cliente que pensa de forma muito responsável e sustentável e percorrer todo o caminho na sua carga marítima é uma boa notícia para o ambiente e o clima”,

Tanto a Inditex como a Maersk estão empenhadas em tornarem-se empresas com emissões líquidas zero em todas as áreas de negócio até 2040. Além de utilizarem o ECO Delivery para a sua carga marítima, a Inditex está a promover activamente o transporte multimodal e a colaborar num piloto de solução ferroviária no sul de Espanha com a Maersk. , RENFE e Cepsa, lançada no início deste ano.

 “Através desta iniciativa conjunta com a Maersk, estamos a fazer progressos significativos na redução das emissões associadas ao nosso frete marítimo”, disse Abel Lopez, Chefe de Importação, Exportação e Transporte da Inditex.Este projecto está alinhado com o nosso objectivo de atingir emissões líquidas zero em 2040 e contribui para aumentar a escala de combustíveis alternativos com uma pegada de carbono significativamente reduzida.” 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Governo dos EUA injecta 580M€ nos Portos.

O Governo norte-americano, através da MARAD - Administração Maritima do Departamento dos Transportes dos EUA, revelou planos para investir 5...