sábado, 15 de julho de 2023

Porto de Sines. Lei dos portos terá disposições sobre habitação para trabalhadores

 


O Ministro das Infraestruturas disse que a revisão do quadro legislativo para os portos vai prever disposições sobre habitação, através de parcerias com entidades como a Câmara Municipal de Sines, para promover a fixação de trabalhadores.

"A boa notícia é que iremos incluir [na lei dos portos] disposições sobre esta matéria, nomeadamente sobre a questão da habitação", afirmou João Galamba, durante uma cerimónia de assinatura de um Memorando de Entendimento que aconteceu na sede do Ministério das Infraestruturas, que foi assinado pela Adminsitração do Porto de Sines, representada pelo seu Presidente, o Eng. José Luis Cacho.

Segundo o governante, a lei dos portos que está a ser preparada prevê instrumentos para fazer face ao problema da fixação de trabalhadores em Sines, através de "parcerias com outras entidades, nomeadamente com a Câmara Municipal".

O problema da habitação para além de ser nacional, afecta igualmente a retenção ou até novas contratações para o sector portuário, nomeadamente o terminal contentorizado, em virtude dos preços do concelho de Sines estarem muito elevados e logo, fora do alcance da maioria dos trabalhadores e até da própria população.

Tendo em conta a expansão do Terminal XXI, e um possível desenvolvimento do espaço consignado pela APS, a Autoridade Portuária do Porto de Sines, para desenvolver outro projecto de terminal de contentores, ( que chegou a ser denominado terminal Vasco da Gama, mas que ficou com dois concursos públicos desertos), ou até a possibilidade de enveredar por outro segmento que tem sido estudado noutros portos, nomeadamente Aveiro, Figueira da Foz e Setúbal, que é o segmento das energias renováveis, nomeadamente na indústria eólica offshore.

Esta situação vai ao encontro de um projecto de cooperativa de habitação em Sines, uma iniciativa do Sindicato XXI, (Sindicato maioritário do Terminal XXI), que ajudou a fundar uma cooperativa do género e tem desenvolvido diligências junto da Câmara Municipal de Sines para efectivar a iniciativa de modo a desenvolver habitação de custos controlados para os trabalhadores do Terminal XXI, que pode ter agora o impulso necessário por esta iniciativa governamental.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Trabalhadores Portuários dos principais portos dos Estados Unidos iniciaram hoje uma greve.

Os trabalhadores portuários de 14 grandes portos dos Estados Unidos iniciaram uma greve hoje, após o fracasso das negociações de última hora...