terça-feira, 25 de julho de 2023

Navio Híbrido Diesel-Eólico é visita regular do Porto de Aveiro


O Porto de Aveiro tem sido escalado regularmente pelo E-Ship 1, um navio especializado no transporte de componentes de turbinas eólicas que utiliza, também, a energia eólica para se deslocar.

“Na realidade é um navio híbrido diesel-eólico, utilizando quatro torres cilíndricas instaladas no convés, com vinte e sete metros de altura cada uma, que captam a energia do vento para auxiliar a propulsão a diesel do navio”, lê-se numa nota explicativa partilhada pela Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) nas redes sociais.

Tecnicamente é designado de “navio flettner”, uma vez que os quatro grandes rotores que se elevam do seu convés rodam através de pequenos motores elétricos, resultando na transmissão de energia para a propulsão do navio pelo “efeito magnus”. O navio é propulsionado, pelo menos em parte, por estes grandes rotores verticais motorizados, por vezes conhecidos como velas de rotor, sendo o nome atribuído em memória do engenheiro alemão Anton Flettner que esteve no primeiro rotor deste tipo em 1920.

O “efeito magnus” é uma força que actua sobre um corpo que gira numa corrente de ar em movimento, produzindo uma força perpendicular à direcção da corrente de ar e ao eixo do rotor. Essa força repercute-se positivamente no deslocamento do navio.

O E-Ship 1 pertence à empresa Enercon GmbH, tem 130,42 metros de comprimento, uma boca de 22,5 metros e uma velocidade máxima de 17,5 nós. Teve a sua viagem inaugural a 17 de agosto de 2010. Escala regularmente os portos de Viana do Castelo e Aveiro para exportação de pás e componentes das turbinas eólicas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Porto de Setúbal prepara investimento em Energia Eólica Offshore flutuante.

O Porto de Setúbal e a empresa RWE Offshore Wind assinaram uma carta de apoio que marca o primeiro passo para que a infra-estrutura portuári...