No âmbito da recente adesão à Plataforma dos Portos da WindEurope, associação que promove o uso da energia eólica na Europa, os Portos de Aveiro e da Figueira da Foz participaram numa reunião de trabalho promovido por aquela organização.
No evento estiveram presentes vários portos europeus, líderes em energias renováveis eólicas, nomeadamente o Porto de Port-la Nouvelle (França), Porto de Amesterdão (Países Baixos), Porto de Cork (Irlanda), Porto Odense e de Grenaa (Dinamarca), Porto de Den Helder e os Portos Marítimos de Groningen (Países Baixos).
Na reunião analisaram-se os principais desafios do sector, com particular destaque para a definição dos leilões de energia eólica offshore, bem como o desenvolvimento dos portos como infraestruturas de suporte à implementação destes projectos.
Seguiu-se uma visita ao Porto de Esbjerg incluindo passagem por locais dedicados a pré-instalação, actividades de operação e manutenção, testes e ensaios de turbinas, bem como ao armazenamento de componentes (naceles de turbinas eólicas).

Sem comentários:
Enviar um comentário