terça-feira, 16 de maio de 2023

Projecto de cargueiro de baixa emissão e short-sea ganha financiamento do Enova


Enova, o fundo do governo norueguês, anunciou uma doação de NOK 130 milhões (12,25 milhões de dólares) para a Skarv Shipping Solutions AS para a aquisição de três navios de carga de ponta e baixa emissão. 

As embarcações, que vão operar na costa norueguesa, têm potencial para reduzir as emissões em até 90% em relação aos navios tradicionais. Espera-se que o financiamento ajude a Skarv Shipping Solutions a implementar tecnologias inovadoras, como baterias, motores de amónia, velas de rotor e projectos de cascos com eficiência energética. 

A Enova, conhecida por apoiar projectos inovadores, reconhece a importância da abordagem inovadora da Skarv Shipping Solutions para o transporte marítimo de curta distância. “O Enova apoia quem vai na frente. A Skarv Shipping Solutions desenvolveu um projecto empolgante e inovador que pode significar muito para o desenvolvimento de nosso transporte marítimo de curta distância”, disse Nils Kristian Nakstad, CEO da Enova. 

Cada um dos três navios terá uma capacidade de carga de 4.000 toneladas e será implantado para operações de transporte marítimo de curta distância ao longo da costa norueguesa, abrangendo desde o norte da Noruega até o fiorde de Oslo. O sistema de propulsão será baseado num motor de quatro tempos movido a amónia, tornando-o um dos primeiros motores amónia de quatro tempos do mundo. O motor, provavelmente fornecido pela Wärtsilä, promete ser uma tecnologia pioneira na indústria naval. A Skarv Shipping Solutions está considerando várias tecnologias para aumentar a eficiência energética. Juntamente com os motores amónia, as embarcações contarão com velas de rotor, um sistema eléctrico híbrido e um novo design de casco para reduzir significativamente o consumo de energia. Os navios também serão equipados com equipamentos eléctricos de manuseamento de carga para optimizar as operações.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Maersk baptiza o seu novo navio porta-contentores de metanol.

Ontem, a  Maersk nomeou o seu mais recente navio porta-contentores de metanol bicombustível, o “Alexandra Maersk”. O Ministro Marítimo do Re...