quarta-feira, 17 de maio de 2023

MSC é a primeira transportadora a ter uma frota de slots de 5M TEU


A MSC - Mediterranean Shipping Company está pronta para superar outro marco na sua rápida curva de crescimento, que a levou ao topo do ranking do sector. 

A empresa está agora a apenas algumas entregas de navios de tornar-se na primeira empresa do sector maritimo a operar uma frota superior a 5 milhões de TEU. Colocando o número histórico em perspectiva, toda a capacidade global de transporte de contentores era de 5 milhões no virar do milénio. A forte frota de 753 navios porta-contentores próprios e fretados da MSC ficou em exatamente 4.956.720 TEU, de acordo com dados da Alphaliner, e as entregas iminentes do MSC Michel Cappellini e MSC Gemma de estaleiros chineses nas próximas semanas irão crescer a frota além do marca de slot de 5M. 

A MSC agora dobrou o tamanho da sua frota em apenas oito anos e meio, e uma vistoria na sua carteira de pedidos recorde sugere que a sua frota até pode ultrapassar as 6 milhões de slots até meados do próximo ano. A MSC não está apenas adicionando novos navios. A linha de navegação comprou, o que a Alphaliner descreveu n9 seu último relatório semanal como 306 embarcações de segunda mão “alucinantes” desde agosto de 2020.

Comentando sobre o aumento da frota, Peter Sand, analista-chefe da plataforma de tarifas de frete Xeneta, disse que a decisão da MSC de agir sozinha assim que o seu acordo de partilha de embarcações com a Maersk terminar em janeiro de 2025 foi fundamental para a sua estratégia de aquisição de embarcações. “Com essa escala, escolhemos as rotas comerciais com muito cuidado e começamos a dominar o mercado”, disse Sand. Andy Lane, sócio da consultoria de contentores CTI Consultancy, disse à Splash: “Operar sozinho e fornecer o mesmo nível de serviços e frequência requer escala, e a MSC está liderando essa corrida”. Lane alertou que escala não se traduz automaticamente em participação de mercado, e escala sem altos níveis de utilização também não é um vencedor. “O próximo desafio da MSC será preencher a capacidade com cargas lucrativas”, disse Lane.

Foto: Yangzijiang Shipbuilding

Sem comentários:

Enviar um comentário

Maersk baptiza o seu novo navio porta-contentores de metanol.

Ontem, a  Maersk nomeou o seu mais recente navio porta-contentores de metanol bicombustível, o “Alexandra Maersk”. O Ministro Marítimo do Re...