terça-feira, 16 de maio de 2023

Galamba chama sector portuário para renováveis offshore


O Ministério das Infraestruturas, liderado por João Galamba convocou algumas dezenas de empresas e de associações para avaliar as “necessidades de desenvolvimento das infraestruturas portuárias” para a fase de construção de centros eletroprodutores baseados em fontes de energia renováveis offshore.

Segundo a convocatória enviada pela tutela, estará em cima da mesa, a discussão do modelo mais necessário para o desenvolvimento da cadeia de valor e dos portos nacionais, o levantamento das principais necessidades infraestruturais e a avaliação do interesse e capacidade das empresas para ir ao encontro das necessidades do leilão.

Neste encontro pedido por João Galamba deverá ser ultimado o relatório final do subgrupo liderado pela Associação dos Portos de Portugal (APP) – e que junta representantes de outros organismos, como a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) –, que foi constituído no âmbito de um despacho publicado em setembro de 2022 e que criou um grupo de trabalho interministerial para planear e operacionalizar estes novos centros offshore.

Nesse diploma, ficou definido que esse grupo de trabalho, que junta as áreas do mar, da energia e das infraestruturas, deveria entregar um relatório com “contributos e recomendações” ao Governo até ao dia 31 de maio de 2023.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Maersk baptiza o seu novo navio porta-contentores de metanol.

Ontem, a  Maersk nomeou o seu mais recente navio porta-contentores de metanol bicombustível, o “Alexandra Maersk”. O Ministro Marítimo do Re...