terça-feira, 7 de março de 2023

Sistema de hidrogénio no convés baseado em contentor com aprovação.


Projectos para um sistema de energia de hidrogénio baseado no convés que seria totalmente contentorizado para acelerar o processo de instalação e converter navios para energia de hidrogénio receberam uma Aprovação em Princípio (AiP) da DNV. O conceito do projecto foi anunciado há seis meses pela HAV Hydrogen, com sede na Noruega, como uma solução fácil de implementar que requer apenas espaço no convés do navio para iniciar o processo de conversão. “O sistema H2 é um facilitador simples, mas eficaz, do transporte ecológico”, diz Kristian Osnes, director administrativo da HAV Hydrogen. 

“Pode ser utilizado como uma opção de retrofit para embarcações que ainda não foram preparadas para uma instalação de retrofit convencional abaixo do convés ou como um módulo plug-in completo que reduz os riscos da instalação no estaleiro para novas construções.”

O sistema Zero Emission Pod é um pod de energia autónomo pronto para utilizae, onde todos os sistemas de suporte e segurança, bem como a gestão de energia elétrica, estão incluídos. Ao usar células de combustível de hidrogénio de 200kW, o sistema é flexível e pode facilmente fornecer 1.000 kW dentro da pegada de um contentor padrão de 20 unidades. Ao combinar vários contentores, usando módulos maiores ou espaço dedicado abaixo do convés, sistemas de energia de vários megawatts também estarão disponíveis. “O AiP é baseado num contentor de 20 pés que contém não apenas as células de combustível de hidrogénio, mas também o equipamento necessário para operá-lo com segurança”, explica Osnes. “Isso inclui ventilação, resfriamento, sistemas de segurança, sistema de controle,  CC/CC, sistema de distribuição de combustível e outras instalações técnicas.” A HAV diz que o sistema pode ser usado para a propulsão principal ou para fornecimento de energia adicional a bordo da embarcação para cumprir os padrões de operação verde. O efeito de saída será dimensionado para fornecer potência ideal de emissão zero em situações operacionais desejadas, padrões de navegação e tipo de embarcação. Também pode garantir energia suficiente na doca para que a embarcação não precise de energia em terra. 

“Há um interesse significativo de armadores em vários sectores da indústria. Fomos contatados por empresas que operam nas áreas de energia eólica offshore, petróleo e gás, navegação RoRo, carga, navegação interior e pesca. Eles reconhecem que a nossa solução em contentores pode ser o caminho rápido para a emissão zero para os seus tipos de embarcações. Dado que a infraestrutura necessária está instalada, tudo o que o armador precisa fazer é libertar espaço suficiente no convés e conectá-lo ao sistema de energia da embarcação”, afirmou Osnes. A HAV Hydrogen informa que estará pronta para começar a fabricar os contentores Zero Emission Pod H2 durante o segundo semestre de 2023, visando as primeiras entregas em 2024. A empresa também está trabalhando noutros sistemas para navios. Em 2022, relataram a aprovação do projecto da DNV para um sistema de hidrogénio que está sendo desenvolvido com a Havila para os navios de cruzeiro da empresa que operam ao longo da costa norueguesa. A HAV informou que passaria para o estado final de projecto desse sistema.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Piratas da Somália de novo em acção ?

A navegação internacional foi avisada de que os piratas da Somália provavelmente estão de volta à caça de alvos no Oceano Índico. Ao que tud...