terça-feira, 14 de março de 2023

MSC ultrapassa o seu recorde com a entrega do MSC Irina


A MSC está cumprindo a sua promessa de injectar navios maciços em capacidade na sua frota este ano. 

Após ter lançado bem recentemente o MSC Tessa com a capacidade de 24.116 TEU, ( que já tem passagem marcado em Portugal através de Sines ), o gigante do transporte de contentores acolheu na frota mais um navio gigante de 24.000 TEU,  neste caso o MSC Irina, que foi construído por Jiangsu Yangzi Xinfu Companhia de Construção Naval.

Com enormes 24.346 TEUs e medindo 399,99 metros de comprimento e 61,3 metros de boca, a embarcação é uma verdadeiro mamute dos mares. O navio incorpora vários sistemas inovadores de economia de energia características, incluindo um pequeno arco bulboso, grande diâmetro de hélices e equipamento de economia de energia. Também está equipado com um sistema de lubrificação a ar que reduz o arrasto no casco e geradores de eixo que geram energia adicional. 

Segundo os funcionários do estaleiro, essas tecnologias poderiam resultar numa redução entre 3 a 4% no consumo de energia, reduzindo assim as emissões de CO2 e atendendo ao EEDI III. 

O MSC Irina estava programado para iniciar a sua viagem inaugural no tarde de 11 de março. Enquanto isso, o MSC Tessa já está em curso no Mar da China Oriental, rumo ao Porto de Ningbo. Ambos os navios foram encomendados pelo Banco de Leasing financeiro de comunicações (Bocomm Leasing) para a MSC em 2020 como parte de um acordo de quatro navios no valor de um estimado em 600 milhões de doláres. A gigante suíça tem o maior livro de pedidos na indústria com mais de 134 porta-contentores sob encomenda. 

A empresa tem 14 megamax navios e 22 navios neo-panamax encomendados para entrega este ano, de acordo com a Alphaliner. A empresa vem investindo significativamente na renovação da sua frota, e uma das razões deste reforço tem sido a estratégia da empresa para actuar como transportadoraautónoma  nos principais tráfegos de alto mar, uma vez que o a Aliança 2M termina em 2025.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sines mantém a "normalidade" dos indicadores portuários.

O panorama portuário nacional anda interligado a Sines. O Porto de Sines tem sido o "garante" de crescimento da movimentação de ca...