AUnião Europeia vai financiar, com 117 milhões de euros, 20 projectos transnacionais que têm por objectivo restaurar os oceanos e restantes águas.
O financiamento provém do programa da UE para a investigação e inovação, Horizonte Europa, e vai contribuir para a Missão da UE 'Restaurar o nosso Oceano e as nossas Águas'.
"Esta missão é urgente. Preservar e restaurar a saúde dos nossos oceanos e águas é preservar a nossa vida e toda a vida neste planeta. É unindo os nossos esforços que iremos regenerar os habitats marinhos, trazer de volta as populações de peixes e tornar a nossa economia azul mais sustentável", referiu Virginijus Sinkevicius, comissário para o Ambiente, Oceanos e Pescas, em comunicado.
Portugal participa em seis destes projectos, que reúnem 297 parceiros de 39 países, a maioria estados-membros da UE. Participa, nomeadamente no Climarest, que vai desenvolver directrizes para a restauração dos ecossistemas e para aumentar a resiliência climática nas comunidades costeiras. O projecto vai desenvolver cenários de restauração baseados na natureza, que vão desde Svalbard, na Noruega, até ao arquipélago da Madeira.
Participa e coordena, através da Universidade de Aveiro, no projecto A-AAgora, que se foca em soluções baseadas na natureza, incluindo reflorestação azul, para aumentar a resiliência às alterações climáticas e mitigar os seus impactos nas comunidades costeiras.
Sem comentários:
Enviar um comentário